Marca é o que as pessoas falam sobre você, quando você não está na sala – Jeff Bezos
Muito se fala em Marca. No entanto, seu significado atual verdadeiro é tão abstrato e profundo que se confunde com outros setores do mesmo mercado. As pessoas tendem a confundir Marca com Nome, Design ou Marketing quando, na realidade, ele estende-se à todos esses elementos. E mais!…
A definição de Marca transformou-se ao longo dos anos e, talvez por isso, tenha se tornado uma dessas palavras que possuem significados variados e, por vezes, até confusos.
David Olgivy resumiu muito bem a definição atual quando disse “Marca é a soma intangível dos atributos de um produto.” Mas seria apenas isso?… Jeff Bezos já acredita que “Marca é aquilo que as pessoas falam sobre você, quando você não está presente.”
Marca é o que seu consumidor pensa sobre você. @flabarbieri Click To Tweet
Marca, então, passa a ser um conjunto de elementos – Logotipo, Identidade Visual, Marketing – e atributos – postura em relação ao mercado, relacionamento com o cliente, qualidade e preços do produto – que é a tradução dos conceitos e valores que a empresa carrega. E vai além disso, quando se torna a imagem que o público tem dessa empresa. Ou seja, Marca é o que seu consumidor pensa sobre você.
Marca: Uma breve história
Há 70 anos atrás tudo o que se precisava para ser bem-sucedido era ter um produto de qualidade. Se você tivesse um produto que se destacasse da concorrência, já era o suficiente para ter o seu lugar ao sol. Nesse tempo, podemos encontrar a definição de Marca como sendo o nome da empresa. Um produto de qualidade sempre vinha junto com um nome (Marca) reconhecido.
Com o passar dos anos, outros produtos de boa qualidade foram surgindo, acirrando a concorrência e tornando mais difícil para o consumidor a distinção das características peculiares de produtos da mesma categoria. Para se adaptar, o mercado ficou mais inteligente e questionador, e em contra-partida, as empresas precisaram criar alternativas que as distinguisse. Essa consciência diferenciada e específica constituiu o que hoje conhecemos como “Marca”.
Os Cinco Elementos da Marca
Para que uma empresa se destaque, essa consciência deve ser criada através de uma estrutura de Branding fiel aos seus princípios. Essa estrutura deve ser a representação mais autêntica da essência da empresa, dos seus valores e da sua postura no mercado. Para isso, trabalhamos com cinco componentes essenciais.
História
A História de uma empresa e da criação de seus produtos ou serviços é parte fundamental de sua Marca. É a forma emocional e autêntica de se relacionar com seus consumidores. As grandes Marcas abraçam seus clientes como parte de sua história e isso faz toda diferença na imagem que eles têm dessas Marcas.
Design
Quando falamos em Design, as pessoas entendem imediatamente que estamos nos referindo a Identidade Visual. Não estão – de todo – erradas. O Design é parte integrante e essencial da Identidade Visual, mas não somente isso. Ele abrange todos os aspectos de como o produto é criado, desde a concepção de seu nome, passando por seu conteúdo e usabilidade, até a embalagem.
Preço
O preço de um produto pode ser um grande diferencial na hora que o cliente opta por uma determinada Marca. Estudos vem demonstrando que – na mente do consumidor – se dois produtos apresentam muitas similaridades em suas características, ele optará pelo de maior preço. Empresas que mantém seus preços altos se posicionam como empresas com mais qualidade.
Conheça os cinco elementos de uma Marca! #Marketing #Marcas Click To TweetVínculo Com o Consumidor
É a ligação fundamental que a empresa tem com o seu cliente, quando os transforma em parte da sua história e defensores da sua Marca. Nesse relacionamento deve haver autenticidade e empatia, de forma que o cliente enxergue a essência da empresa exatamente como é.
Posicionamento
É o resumo dos elementos anteriores através da imagem que a empresa cria na mente do seu consumidor; representado pela Marca em si e pela comparação com seus competidores. Através do posicionamento, a empresa demonstra preocupação com o que o cliente pensa a respeito dela, tornando o Branding um processo bidirecional.
O que Branding pode fazer por você
Para destacar uma Marca no mercado e fazer seu consumidor enxergar sua alma de forma atrativa e verdadeira, é necessário estimular o vínculo de lealdade que envolve clientes e empresa. É nesse momento que entra um bom trabalho de Branding, empenhado em criar esse vínculo, através da História da Empresa e da criação de um Design que demonstre sua essência fundamental. O Branding abrange todos os elementos que solidificam os atributos da Marca, enfatizando seu Posicionamento junto ao Mercado, refletindo sua natureza e conduzindo a percepção do seu consumidor.
O que o Branding pode fazer por você? #Marketing #Marcas #Design Click To TweetConstrução de uma Marca
São diversos os estágios para a construção de uma Marca forte. É preciso, antes de tudo, conhecer profundamente a essência da empresa, do produto e do seu cliente. É necessário estudo do mercado, entrevistas com público, empenho e criatividade.
Conheça os 4 estágios da construção de uma Marca! #Marketing #Marcas #Design Click To Tweet
Estágio 1: Pesquisa
Nesse estágio será feita uma Pesquisa profunda e completa sobre a empresa e sua natureza, os produtos a serem vendidos ou serviços oferecidos, seus ideias de Posicionamento, valores que irão guiá-la, que público-alvo deverá atingir e que tipo de comunicação regerá o relacionamento entre a empresa e seu consumidor.
Estágio 2: Definição de Estratégia
Todo material recolhido durante a fase de Pesquisa será utilizado como base para a Definição da Estratégia. Essa é a fase onde trabalha-se com a inovação e a criatividade, imaginando um “Futuro Ideal”, um cenário onde a Marca se destaca entre as suas concorrentes e alcança um vínculo de fidelidade com seu público. A concretização desse estágio é feita através dos diferenciais da empresa, dos seus atributos qualificadores e da sua verdadeira essência.
Estágio 3: Desenvolvimento da Identidade
Depois de definida a estratégia e o escolhido o Posicionamento da empresa, então é hora de estabalecer a identidade criativa que irá colocar em prática essa estratégia. É o momento de determinar qual será a linguagem publicitária, o design do produto, seus preços e o valor da empresa dentro do mercado. Aqui, entra também a escolha da Identidade Verbal, que orientará a expressão da empresa em seu discurso e a Identidade Visual, que abrange o Design de todos elementos da empresa.
Estágio 4: Ouvir o Mercado
É hora de colocar em prática tudo o que foi determinado na fase do Desevolvimento da Identidade. A empresa, nesse momento, encontra o mercado e seu público-alvo. Todo planejamento anterior se torna a voz ativa do seu Branding. Nessa fase, a empresa deve ser generosa, e permitir que seu consumidor entenda as inovações de sua Marca, seu perfil e sua essência, em seus próprios termos. É o momento em que a Marca se solidifica na mente do seu cliente; e se todas as fases anteriores foram executadas com eficiência, ele verá a essência plena e verdadeira dessa Marca.
Marca é o que a empresa deixa no coração do seu cliente. #Marcas #Branding #Marketing Click To Tweet
O interessante no que chamamos de “Marca”, atualmente, é o que vemos de mais autêntico na relação entre os consumidores e a empresa. O evento da internet e as Mídias Sociais trouxeram uma nova forma de comunicação, uma proximidade real e tangível que transformou a concepção da Publicidade e do Makerting. Depois de tudo o que foi dito, podemos dizer que “Marca” é o que a empresa deixa no coração do seu cliente.