Marketing emocional diz respeito a ações de Marketing e Publicidade que usam emoções para fazer com que o público lembre, compartilhe ou compre um determinado produto ou serviço. O Marketing Emocional, tipicamente, trabalha com uma emoção singular, como felicidade, tristeza, medo ou raiva, para provocar uma determinada resposta do consumidor.
CONHEÇA O PROJETO BRANDING LOVERS – SOBRE MARKETING EMOCIONAL E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE – CLIQUE AQUI
Na Era do Consumidor, onde a Marca e seus clientes têm um vínculo profundo, o Marketing Emocional se torna essencial para o sucesso em qualquer campanha de divulgação. Emoções são os que nos regem em todos os momentos, principalmente quando se trata de uma decisão de compra ou decisão de interagir com alguém nas Mídias Sociais.
Marketing Emocional é essencial para o sucesso em qualquer campanha de divulgação. #marketingemocional Click To Tweet
EMOÇÕES HUMANAS
Antes de entrarmos mais profundamente sobre o que torna o Marketing Emocional tão efetivo, vamos entender um pouco mais sobre as emoções humanas.
“Existem muitos tipos diferentes de emoções que influenciam a forma como vivemos e interagimos com os outros. Às vezes, pode parecer que somos governados por essas emoções. As escolhas que fazemos, as ações que tomamos e as percepções que temos são todas influenciadas pelas emoções que estamos experimentando.”
Fonte: Very Well Mind
Nesse exato momento, enquanto você lê esse artigo, você está sentindo várias emoções. Pode sentir inspiração por um novo conhecimento – e isso lhe trará felicidade, ou pode estar passando os olhos no conteúdo, enquanto volta de um dia de trabalho bastante cansativo, lembrando que deixou algumas coisas por fazer e sentindo um pontinha de tristeza e decepção. (Eu sinceramente espero que – o seu caso – seja o primeiro!)
Enquanto escrevo esse artigo também estou repleta de emoções!… Feliz por poder compartilhar meu conhecimento, e também um pouco ansiosa se ele será lido por várias pessoas, o que pode estar me gerando um pouco de medo. Natural! Somos todos humanos! E emoções são parte do que somos, parte do que fazemos, parte essencial de todas as nossas decisões!
No instante em que o seu seguidor das Mídias Sociais ou seu consumidor está em contato com seu produto ou serviço, ele está repleto de emoções!… E é com essas emoções que ela vai escolher – ou não – comprar seu produto, seguir você no Instagram ou escrever um Email pedindo mais informações.
É com essas emoções que ela vai escolher - ou não - comprar seu produto! #marketingemocional Click To Tweet
É muito importante que você entenda isso, entenda o quão potente são as emoções humanas; para que possa trabalhar da melhor forma as que mais se equiparem ao que você quer incitar no seu público. As emoções que você quer que ele sinta quando se relacionar com sua Marca ou negócio.
Dependendo do segmento do seu negócio ou mercado, você precisará aprofundar e definir com precisão o sentimento que deseja arrebatar. Isso influenciará as estratégias do seu Marketing e ajudará a ser o mais eficiente possível em suas campanhas.
PORQUE O MARKETING EMOCIONAL REALMENTE FUNCIONA?
O ser humano é um ser emocional. Sentimos emoções todo o tempo. Está na nossa essência e natureza. Por mais que desejemos, nunca conseguimos deixar as emoções de lado. Mesmo as pessoas de coração mais endurecido, que julgamos frias, carregam dentro de si muitas emoções.
Essa é a primeira razão pelo qual o Marketing Emocional simplesmente funciona.
O Marketing Emocional Trabalha Bem Com Primeira Impressões
Vamos pensar bem! O que faz uma boa primeira impressão? Digamos que você chega numa festa e apresentam você à duas pessoas. Uma alegre, divertida, contando histórias e a outra cabisbaixa, contando como o dia foi horrivel. Quem vai causar um boa impressão em você?
Agora considere – da mesma forma – um novo negócio ou uma nova Marca no mercado – a primeira faz uma estratégia de Marketing para apresentar seus produtos, a segunda cria um comercial que faz você rir ou chorar, que faz você se emocionar!… Qual das duas causará a melhor das impressões?… Percebeu?
“Basta uma fração de segundo — e não é modo de dizer — para se formar a primeira impressão sobre algo ou alguém. Em um espaço de tempo mais curto que uma piscadela, o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente.”
Fonte: Ciência & Saúde
As primeiras impressões sobre uma pessoa se formam em questão de segundos. O mesmo acontece para uma primeira impressão de um produto ou Marca! E é aí que entra o Marketing Emocional, criando a emoção perfeita que pode ajudar a moldar essa impressão, ajudando a impactar o público, e reforçando a Marca – de forma positiva – na mente do consumidor.
Em um espaço de tempo mais curto que uma piscadela, o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem desmontadas posteriormente. #marketingemocional Click To Tweet
Pessoas Decidem Comprar Com o Coração
Pense na sua última compra realmente especial! … Algo que você queria há muito tempo ou simplesmente algo que você comprou assim que viu!… Você lembra que opção escolheu?… O que fez você optar e comprar?…
Tenho certeza que você comparou preços, leu sobre cada produto, viu as avaliações, e na hora de optar, você confiou no seu coração. A emoção – de certa forma – acabou apoiando sua decisão na certeza de que estava fazendo a coisa certa.
Um ótimo exemplo de Marketing que trabalha com a emoção é o da Marca Dove. Seus comerciais trabalham conceitos de inclusão e se concentram em garantir que cada mulher se sinta bonita, fazendo com que seu produto seja uma fonte de muitas emoções – aceitação, positividade, serenidade, amor próprio.
Um ótimo exemplo de Marketing que trabalha com a emoção é o da Marca Dove! #marketingemocional Click To Tweet
“O Marketing Emocional conta uma história que conecta o público às Marcas de maneira pessoal e humana. À medida que novos canais de mídia, dispositivos e plataformas surgem, eles garantem que as pessoas tenham bastante acesso a histórias de Marca. Além disso, há agora uma série de maneiras para as empresas transmitirem sua identidade e visão, tornando o Marketing Emocional muito mais simples.”
Fonte: Fabrik Brands
Assista ao vídeo!
STORYTELLING: Como Contar a História da Sua Marca?
O Marketing Emocional Motiva as Pessoas a Agirem
As estratégias de Marketing Emocional podem ajudar não apenas com as vendas, mas também incentivando outras táticas que podem apoiar na criação de um vínculo profundo com o público, expandindo seu negócio e cativando clientes em definitivo.
AS ESTRATÉGIAS DE CADA EMOÇÃO
Felicidade
Estudos já demonstraram que boas notícias e conteúdo positivo viralizam mais facilmente do que qualquer outro tipo de conteúdo. Felicidade vende, e o compartilhamento de conteúdo positivo leva a uma maior conscientização da Marca. A grande verdade é que quando alguém está feliz, tende a compartilhar essa emoção. Dessa forma, comerciais e campanhas que remetem a algo positivo, inspiram e infundem felicidade são mais facilmente compartilhados! Pense nisso quando criar suas estratégias.
Tristeza
A tristeza trabalha intensamente a empatia. Através da empatia nos colocamos no lugar do outro e isso aumenta o nosso potencial de doação.
Em 2007, um estudo revelou que a empatia pode nos levar ao altruísmo. As campanhas da organização ASPCA apresentam imagens tristes e uma música envolvente para incentivar doações. Sentimentos de tristeza nos motivam a agir e ajudar outras pessoas. Excelente para o Marketing Emocional de uma ONG ou uma empresa beneficiente.
Mesmo que seu negócio não envolva doações ou precise de sentimentos de empatia triste para criar um vínculo com o público, pense em trabalhar esse sentimento se você está envolvido com alguma campanha social específica. Por exemplo, se você decidiu apoiar um orfanato ou um abrigo de animais.
Surpresa e Medo
O conceito de se trabalhar com a surpresa e o medo é sempre a de que a Marca seria a “salvação” quando se trata de um temor específico. Se bem executada, a estratégia baseada no medo pode garantir ao seu público a ideia de que o seu negócio é a solução perfeita para fugir do que causa medo à ele. É a emoção oposta de “tranquilidade” ou “proteção” que o seu negócio será para o seu consumidor.
(Aqui na minha cidade existe um empresa de dedetização que tem uma frota de carros com a foto de uma barata gigantesca. Sério… Mesmo quem não tem medo de barata, sente um certo desconforto. Eu tenho PAVOR (Leia-se: Medo surreal e irracional) de barata. Ao invés de relacionar o meu medo à empresa, o que degradaria a imagem da Marca para mim; essa é a primeira empresa que me vem à mente quando penso em dedetizar minha casa… Eles trabalharam muito bem com a emoção do medo!)
Raiva e Paixão
Esses dois sentimentos resgatam nossa teimosia. E a teimosia é excelente como base de conteúdo viral, seguidores leais e defensores da Marca.
Você lembra das discussões calorosas e vídeos políticos compartilhados na época das eleições? … Eles tinha milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos, exatamente porque trabalhavam com raiva e paixão; sentimentos extremamente fortes que impulsionam as pessoas a compartilharem conteúdo.
A produção de conteúdo que, de forma proposital, provoca raiva ou paixão por determinado tema, cria discussões acaloradas e defesas de pontos de vista. Basta você pensar sobre o final recente da série “Game of Thrones” e na quantidade de vídeos, postagens e imagens viralizadas, cada qual defendendo o que gostou ou não sobre os episódios finais.
Assista ao vídeo!
Marketing das EMOÇÕES Humanas!
Quando usadas com autenticidade, as estratégias de Marketing Emocional ajudam Marcas a se diferenciarem dentro do seu Mercado, induzindo no público a emoção perfeita para uma determinada ação, seja ela a compra de um produto ou a inscrição em um Workshop. O Marketing Emocional é fundamental para um negócio que quer envolver, cativar e fidelizar seu público na Era do Consumidor.
_____________________________________________________
Você pode Pinar esse post no Pinterest para consultar depois! Basta passar o mouse sobre a imagem e clicar em “Salvar” no canto superior esquerdo.
_____________________________________________________