Se você tem um negócio e uma Fanpage no Facebook para divulgá-lo, deve ter percebido que, gradualmente, suas postagens não têm mais recebido tantas curtidas e comentários. Parece que você está divulgando para uma sala vazia ou com, no máximo, 3 pessoas conversando entre si, um papagaio e um cãozinho sonolento. Sua postagem não tem efeito, e você se pergunta porque, depois de ter eleborado um conteúdo tão bacana, ninguém interagiu com você.
Afinal, o mais importante de tudo é o engajamento, é o tráfego, é a interação. De nada adianta você ter um artigo sensacional no seu blog, se você não consegue conduzir seu público para conhecê-lo, ou ter um video com dicas perfeitas sobre a sua área, se não tem nenhuma visualização.
É frustrante, certo? Sim, e com a mudança do algoritmo do Facebook, a decepção está cada vez mais profunda. Acredite. Eu entendo você.
A verdade é que existem dois motivos principais para esse declínio no engajamento dos seus posts. (Se até o Império Romano caiu, porque não aconteceria com as interações na sua postagem tão relevante?)
Atualmente, existem mais de 30 bilhões (isso mesmo!) de conteúdos sendo compartilhados todos os meses no Facebook. Ou seja, mais pessoas estão compartilhando mais conteúdo.
O Facebook apresenta esse volume enorme de informações através de um sistema que apresenta conteúdo relevante personalizado baseando-se nos interesses individuais de cada pessoa, aumentando o envolvimento e otimizando a experiência do usuário.
Ou seja, seu post super bacana está disputando espaço com outros 29 bilhões e 999 milhões e 999 mil e 99 posts. (Acho que é isso. Nunca fui boa em matemática!)
Para que você possa se destacar entre eles, você precisa trabalhar algumas táticas específicas. Pensando nisso, escrevi esse artigo, dando dicas efetivas para ajudar você a trabalhar organicamente suas postagens no Facebook, com resultados bem interessantes. Para que realmente funcione, é preciso colocar em prática e acompanhar de perto o engajamento.
Primeiro, vamos apenas confirmar que você entenda que o termo “crescer organicamente” significa não investir em anúncios para que suas postagens recebam engajamento. A minha ideia aqui é, justamente, trabalhar com estratégias e princípios que ajudem você a alcançar seu público sem gastar nenhum centavo de real.
Dito isso, vamos conhecer essas táticas especiais para que suas postagens tenham um alcance realmente expressivo junto da sua audiência.
1 – Pense Na Sua Fanpage Como Uma Comunidade
Antes de qualquer coisa, se pergunte porque uma pessoa deve curtir e seguir sua Fanpage? Você precisa oferecer para as pessoas um motivo especial para curtirem a página do seu negócio.
Você deve, então, perceber o que seu público está desejando receber de informação e oferecer exatamente isso para ele.
Entenda que se a pessoa começou a seguir sua Fanpage, foi porque gostou de algum assunto compartilhado por você. Sempre perceba se a quantidade de seguidores aumentou depois de uma determinada postagem. É esse tipo de assunto que você deve abordar mais vezes e divulgar com mais atenção. É isso que o público está buscando.
2 – Sua Fanpage Não é Um Catálogo de Anúncios
Não se venda o tempo todo. Não existe nada mais desinteressante do que uma Fanpage que só oferece produtos ou serviços. Pessoas seguem Fanpages para receberem notícias interessantes, conhecimento sobre algum assunto ou até posts divertidos sobre alguma temática do momento.
Se você passa o tempo inteiro falando dos seus produtos e do seu negócio, acaba se tornando uma vitrine sem graça, e muitas pessoas vão desistir da sua página.
Nesse caso, use a Lei de Pareto. O princípio 80/20.
Essa Lei foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Esse príncipio concretiza a ideia de que 80% das consequências provém de 20% das causas. Essa proporção pode ser usada para exemplificar a economia mundial, por exemplo, onde 80% da riqueza está na mão de 20% das pessoas.
No caso da sua Fanpage, a ideia é usar 80% do espaço para entregar conteúdo de valor e 20% para divulgar seu negócio. É fácil. Entendeu como funciona?
3 – O Facebook Não é o Único Canal de Divulgação Da Sua Fanpage. Ha!
Construir esse público inicial da sua Fanpage é uma das partes mais difíceis. Todo início é difícil, certo? E para que seu alcance orgânico aumente, você precisará de tráfego e curtidas.
Dessa forma, divulgue sua Fanpage fora do Facebook. Pode parecer uma regra simples, mas sim! É facilmente esquecida. Coloque sua Fanpage em todas as suas outras Mídias, cartões de visita, website, blog. Conduza seu público e espalhe seu endereço da Fanpage em todos as suas outras Mídias.
Crie botões de chamadas em seu Website ou Blog que conduza o público visitante diretamente para a sua Fanpage. Lembre seu público sobre sua Fanpage no Facebook o tempo inteiro.
4 – Perceba os Melhores Horários Para Suas Postagens
Existem ferramentas no mercado que fazem análises de horários e envolvimento. Mas você poderá fazer isso intuitivamente. Se um determinado post foi mais curtido que outros, você pode tirar suas conclusões!
* O assunto foi de relevância para a sua audiência
* Você postou em um horário que os seguidores da sua Fanpage estão ativos.
Dessa forma, busque postar nesses mesmos horários e perceber se as interações continuam. Isso é um exercício de paciência e muito estudo. Aos poucos, isso vai se tornando natural e você pode contar com uma ferramenta de agendamento, para postar nos melhores horários e observar suas estatísticas.
5 – Sua Fanpage é Sobre Criar Um Relacionamento Com Seu Público
Crie uma agenda de postagens consistentes de conteúdos relevantes para o seu público. Mantenha sua audiência informada sobre tudo que se refere a sua área. Entregue conteúdo de valor, através de uma comunicação direta e direcionada.
A ideia é criar um relacionamento profundo, através de uma linha de comunicação assertiva. Se você posta de forma inconstante ou conteúdos variados, poderá confundir o público que segue você.
A consistência é fundamental para o engajamento com suas postagens e para o crescimento orgânico da sua Fanpage. Se uma pessoa se mostra interessada em um determinado conteúdo, e interage com a sua postagem, o Facebook automaticamente irá entender que é esse o tipo de conteúdo que ela gosta de receber e vai mostrar mais vezes suas postagens para ela.
Agora pense em 10 pessoas gostando do seu conteúdo, depois 100, depois 1000. E então, nem o céu é o limite.
Quanto mais mais você usa de constância e consistência, mais probabilidade das pessoas interagirem com sua postagem.
Uma dica importante! Sempre verifique as pessoas que curtiram sua postagem. Pode ser que elas ainda não sigam sua Fanpage. Você pode clicar sobre os “likes/curtidas” e convidar essas pessoas a curtirem sua Fanpage.
6 – Sua Fanpage. Sua Personalidade.
Não escreva posts de forma automatizada, como se estivesse fazendo propaganda de alguma coisa. Use sua própria voz, faça piadas ou emita sua opinião.
A melhor forma de compartilhar postagens é como se você estivesse escrevendo para um amigo, exatamente da mesma forma que você escreve em sua página pessoal.
As Mídias Sociais abriram espaço para uma comunicação mais informal e descontraída. Utilize isso a seu favor, e empreste traços de sua personalidade para escrever as legendas das suas postagens.
7 – Tenha Uma Fanpage Com Postagens Variadas e Conteúdos Emocionais
Como já disse anteriormente, trabalhe com a Lei de Pareto, inserindo 80% de conteúdo rico, interessante e relevante para o seu público. Trabalhe com temas diversificados em cada postagem. Use seu emocional, conte histórias, envolva seu público com publicações cativantes que despertarão seu interesse e não restará outra alternativa, se não interagir com você.
* A história do seu negócio ou da sua Marca. Você pode contá-la aos poucos, inserir pessoas e marcá-las.
* Posts que fortalecem sua autoridade sobre o seu negócio. Ensine ou dê dicas sobre algum assunto em particular.
* Posts emocionais de histórias pessoais. Você pode escrever sobre alguma experiência pessoal que motive ou inspire as pessoas que seguem sua Fanpage.
* Notícias importantes da sua área. Ao postar notícias, você se motrará antenado com as novidades do universo do seu negócio. É uma ótima forma de fazer as pessoas se interassarem pelo seu conteúdo também.
8 – Fanpages Gostam de Videos e Imagens
Trabalhe com imagens que se refiram ao que você está escrevendo na legenda. E principalmente que tenham excelente qualidade e despertem interesse no seu público. Imagens que sejam chamativas e transmitam sentimentos que impulsionem sua audiência a interagir com sua postagem.
Imagens de pessoas sorrindo e olhando diretamente para a espectador geram mais interações que imagens sem pessoas. Aliás, imagens com pessoas sempre tem mais poder do que imagens gráficas. E lembre-se, pessoas sorrindo!
Insira os vídeos diretamente no Facebook. As postagens com links para o Youtube, por exemplo, são geralmente escondidas da Linha de Tempo dos seus seguidores.
Uma dica é colocar um vídeo pequeno de chamada e inserir o Link no comentário, porque…
9 – Fanpages não gostam de links externos
Sim! Depois da mudança do algoritmo, os links colocados diretamente na postagens prejudicam seu alcance e visibilidade. É verdade. O Facebook não gosta que você saia de seu ambiente, então ele fará de tudo para que sua audiência não veja o seu link externo. E não adianta chorar.
Como eu disse anteriormente, avalie colocar uma chamada em foto ou video de apresentação, colocando seu link no comentário. Dessa forma, sua postagem tem muito mais chance de alcançar um público amplo. (Até, claro, o Facebook decidir esconder postagens com link nos comentários! Mas, então, pensaremos em alternativas quando isso acontecer. 😮 )
10 – As Dimensões Corretas Para o Perfil da Fanpage e Postagens
Seus videos e fotos, e o perfil de sua Fanpage precisam ser corretamente visualizados pelo seu público. Somente dessa forma, sua comunicação será precisa e acertada. Se a imagem da sua capa estiver desproporcional ou sendo mal visualizada, isso não vai ajudar você a garantir uma boa imagem, certo?…
Dessa forma, veja aqui as dimensões exatas para cada tipo de postagem e para o seu perfil.
Eu espero que essas dicas ajudem você a melhorar o alcance orgânico da sua Fanpage e que essas estratégias simples facilitem a divulgação do seu negócio. Aproveito para convidar você a curtir minhas duas Fanpages. Afinal, eu devo divulgá-las sempre que possível, certo? 😉