Está chegando ao fim aquele tempo em que, para ter uma conta famosa no Instagram, você só precisava criar um perfil, colocar algumas e fotos, e… tcharam!… Comprar alguns seguidores e curtidas, ou trabalhar com alguma automação de mensagens de baixo investimento, através de hahstags.
Desde sempre, a compra de seguidores e comentários, ou uso de serviço de automação (os famosos bots), onde você segue para ser seguido, já asseverava a falta de interações verdadeiras, já que os perfis comprados ou “trocados” não são perfis ativos e não se relacionam com você.
Com as mudanças no algoritmo do Instagram, a ideia é que a plataforma se torne uma rede social realmente autêntica, onde os números demonstrem, de forma genuína, perfis influenciadores e de relevância. Tais mudanças visam prevenir esse tipo de comportamento automático que, na realidade, cria uma rede de perfis fictícios ou que pouco se envolvem com o conteúdo geral publicado.

Para que uma rede social existiria apenas para trocar informações pouco relevantes e ilegítimas de perfis inativos e não interessados em nada do que é publicado? Seria uma rede social desnecessária.
Desta forma, acho muito válido que o Instagram venha mudando seu algoritmo – seguido por outras Mídias Sociais de mesmo peso – para que aqueles que desejam ter envolvimento genuíno e que tencionam usar as redes sociais para alcançar seu público, não sejam ofuscados por contas inúteis, de conteúdo irrelevante e que não se comunicam com transparência.
Dentro do seu nicho de mercado, você poderá trabalhar com mais consistência suas postagens, sabendo que a interação terá menos possibilidade de vir de um perfil automatizado. Você poderá trabalhar hashtags específicas para o seu perfil, acreditando que pessoas irão se interessar por suas postagens através delas, e não usarem automatização para darem curtidas ou fazerem comentários sem intuito de realmente se correlacionar com você.
AS MUDANÇAS NO INSTAGRAM
Comentários com apenas 4 palavras não contam
Sim! Agora aquele comentário superficial de apenas 4 palavras será considerado spam e por isso, será sumariamente apagado.
Não sei se já aconteceu no seu Instagram – comigo sim – de aparecer um número de “X” de comentários e quando você abre a foto, o número de comentários é menor do que o mostrado. Isso é o Instagram já trabalhando – na calada da noite – para apagar o que ele considerou spam.
Então, prepare-se para deixar comentários realmente interessantes e acima de quatro palavras, para que o Instagram veja sua interação como verdadeira.
Emojis não são considerados palavras
Sim. Se você acha que colocar 5 corações ou 5 palminhas de sucesso, seria considerado 5 palavras para o Instagram, se enganou profundamente. Agora os emojis são apenas complementos do seu texto, e o Instagram irá enxergar como spam, comentários feitos apenas com emojis, ou que usam o emoji depois de uma frase curta.
Isso objetiva cessar com automatizações que espalhavam aos sete ventos, emojis de todo tipo apenas para atrair atenção dos usuários que – inocentemente – acreditavam estar recebendo elogios e interações de pessoas de verdade.
Não, queridos. São robots.
Seu post, inicialmente, alcança apenas 10% dos seus seguidores

É isso mesmo. O novo algoritmo irá mostrar seu post, criado com tanto amor e carinho, a apenas 10% dos seus seguidores. Ou seja, na minha conta que tem mais de 20.000 seguidores; meus posts, à princípio, só serão vistos por 2.000 pessoas. Se, então, a postagem tiver interação entre esses 10% de seguidores, o Instagram mostrará para os outros 90%. Na realidade, ele mede o interesse de sua audiência para determinar se seu post deve ou não ser mostrado para o resto de seus seguidores.
Isso faz com que você precise criar conteúdo de relevância, que incentive seu público a interagir com sua postagem. Você também deve se ater aos horários de maior envolvimento com as publicações. Postar algo extremamente interessante num horário de pouca interatividade fará seu post permanecer entre os 10% de seus seguidores apenas. (E imagina se é, justamente, aqueles 10% que não curtem nada!)
Responda comentários. E responda rápido.
Essa mudança no Instagram também visa aumentar a comunicação na plataforma. Se você costuma fazer suas postagens e se desligar do mundo digital logo depois, deixará de ser visto em se tratando de Instagram.
Agora você precisa interagir com suas postagens e com as postagens de outras pessoas para que sua conta seja bem-vista pelo Instagram e facilite sua exposição na plataforma. Os comentários devem ser respondidos em até 60 minutos, ou sua visibilidade irá cair. O Instagram simplesmente não irá exibir seu feed para outras pessoas.
Então, ao decidir postar alguma coisa, separe um tempo para interagir rapidamente com aqueles que deixarem comentários na sua publicação.
TENHA MEDO DO SHADOWBAN

Você sabe o que é shadowban? É um espaço digital onde ficam perfis abandonados e desconhecidos e posts que jamais serão visualizados ou curtidos. Alguns afirmam ouví-los balbuciando “Porque não estou no feed?”… “Eu demorei tanto tempo para ser produzido e ninguém nem me viu”…
Comentários comprados como “Lindo!”, “Maravilhoso!”, “Apoteótico!” não são considerados engajamentos e podem levar seu post para o shadowban.
Hashtags precisam estar de acordo com a sua postagem
Outro artifício usado pelos usuários que, agora, poderá levar seu post para esse lugar frio e esquecido, onde residem os perfis banidos, são hahstags que não tenham a ver com a foto publicada.
Eu mesma já fiz isso na maior boa-fé. Eu publicava uma foto de uma viagem, e além das hashtags referentes a foto, colocava hashtags que tinham a ver com meu perfil; “#marketingdigital”, por exemplo. O novo algoritmo percebe essa hashtag como “separada” da ideia da postagem, entende como sendo uma chamada “ardilosa” para outro assunto.
No meu caso, eu acreditava que além da foto que estava postando, através dessa hashtag, eu criava a ideia de que meu perfil era um perfil de Marketing e, por isso, eu podia usar a hashtag que estivesse relacionada ao meu perfil. Mas, não. O Instagram mudou tudo e agora apenas hahstags realmente relacionadas às postagens farão seu post aparecer no feed e não correr o risco de ser banido.
Use o Stories como nunca
Com toda essa mudança, meu conselho é que você se aproveite do Stories profundamente. O stories ajuda você a aparecer mais e suas histórias são mostradas com prioridade para as pessoas que mais interagem com com seu perfil.
Com tantas mudanças, você deve utilizar todos os recursos do Instagram para ter interação e ganhar visibilidade. O Stories é uma boa forma de chamar atenção.
RUMO AO SUCESSO DO SEU INSTAGRAM
-
Após 24 horas de sua publicação, NÃO edite sua legenda. O Instagram irá perceber como “artifício” para conseguir mais curtidas e interação, e irá reduzir drasticamente suas chances ter seu post no feed.
- Da mesma forma, NÃO exclua sua postagem e reposte o conteúdo novamente. Qualquer atitude suspeita nesse sentido, será percebido como spam. E lá está você no espaço digital frio e esquecido dos posts banidos. 😒
- Se antes o Instagram até incentivava o uso de muitas hahstags (até 30), hoje seu algoritmo pode enxergar um número grande de hashtags como sendo spam. E… preciso dizer? Espaço digital frio e esquecido.
- Não use as mesmas hahstags repetidamente. Tente alterná-las e criar novas dentro do perfil do seu negócio. A repetição de hahstags será interpretado como spam… e espaço digital frio e esquecido.
- O novo algoritmo também não enxerga mais as hashtags nos comentários. Então, esqueça esse artifício e use as hastags apenas no corpo das suas postagens.
- Você agora pode seguir hashtags. Isso mesmo. Não apenas perfis, mas hashtags. Busque as palavras-chaves desejadas e ao clicar nelas, você poderá selecionar entre “Top”, “Pessoas”, ”Tags” e “Lugares”. É só clicar em “Tags” e logo depois em “Seguir”. Pronto. Os posts dessas hashtags irão aparecer na sua linha do tempo. Há rumores de que seu perfil pode ser favorecido, se você seguir hahstags… Então!… 🙂

- Por fim, trabalhe com hahstags que tenham resultados de pesquisa interessantes e elevados, mas não trabalhe com hashtags muito populares, ou então você estará disputando espaço com milhares de outras contas usando as mesmas hashtags. Seu post não será banido. Mas é quase isso.
Como eu sempre digo, use de autenticidade, crie conteúdo de valor para o seu público, relacione-se com outros perfis e, certamente, sua conta alcançará exatamente o que você está buscando. Visibilidade e interação verdadeiras. Sucesso!
Ah! E vem seguir meu Instagram www.instagram.com/blogconversecom! Uhuu! 🙂
Adorei o post com certeza vou aumentar meus seguidores no instagram..obrigado
Guilherme, feliz de saber que você vai aproveitar essas dicas! Sucesso sempre!
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Achei-o de excelente qualidade.
Obrigado
Ana
Ana, que maravilha ler isso! Fico tão feliz!… Obrigada de verdade. Faço com muito amor. Agradeço a visita!
Adorei o post. Muito bem explicado, e algumas dicas aqui, eu não sabia. Foi bom ler esse conteúdo. Vou ficar esperta agora com o insta. Sucesso pra você…
Posso te perguntar uma coisa? Que plugin é esse que você usa no post que da o compartilhamento para o twitter? Eu adoreiiii. Se puder falar, vou adorar. beijossssss…
Rosangela, claro que sim! O plugin se chama “Better Click to Tweet”. É bem legal, né? Sucesso para você!
Sensacional suas dicas, muito bem explicado e uns toques que foram dados que muitas pessoas não citam… Parabéns
Fico realmente feliz de ajudar! A ideia é essa mesma! 🙂